Procurar:
Pós > Intercâmbios Institucionais

Atividades conjuntas e sistemáticas com outros Programas

 

O Laboratório de Neuroimagem, Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) tem uma colaboração com o Institute of Psychiatry (IoP), King's College London (KCL) do Reino Unido para realização de estudos em neuroimagem. Após o termino do PhD, o Prof Dr Rodrigo A. Bressan estabeleceu uma colaboração com Prof. Phil McGuire, Professor da Section of Neurochemical Imaging do IoP-KCL, autoridade mundial no campo de neuroimagem de receptores em transtornos psiquiátricos. O Prof Dr Rodrigo Bressan tornou-se honorary lecturer (professor honorário) da Section of Neurochemical Imaging do IoP-KCL como do em abril de 2003. Os estudos em conjunto são focados em pesquisas com tomografia computadorizada por emissão de fóton único (SPECT) para investigar neuroreceptores cerebrais em transtornos psiquiátricos.

 

As principais linhas de pesquisa são:


1.Investigação de receptores D2 de dopamina estriatais in vivo em pacientes com esquizofrenia através do traçador de SPECT [123I]IBZM.
2.Investigação de receptores D2 de dopamina estriatais e extra-estriatais in vivo em pacientes com esquizofrenia através do traçador de SPECT [123I]epidepride.

3.Investigação de receptores NMDA in vivo em pacientes com esquizofrenia através do traçador de SPECT [123I]CNS1261.

Esta colaboração tem sido bastante prolífica, tendo resultado em diversas publicações que podem ser vistas na relação bibliográfica da avaliação do programa nos últimos anos.

 

O Setor de Psiquiatria Social firmou convênio com a UNIVERSITY OF TROMSO na Noruega (JOHN RONNING), universidades americanas (JOHNS HOPKINS UNIVERSITY - LARRY WISSOW; COLUMBIA UNIVERSITY - CRISTIANE DUARTE), universidades canadenses (MCMASTER UNIVERSITY - KATHY BENNETT; UNIVERSITY OF CALGARY - JOHN MCLENNAN) e com a UNIVERSITY OF CAMBRIDGE no Reino Unido (JOSEPH MURRAY). ISABEL BORDIN é a investigadora principal no Brasil e JOHN RONNING é o investigador principal na Noruega no projeto colaborativo "Violence and Child Rights in Brazil: Can the Cycle of Violence Be Broken" financiado pelo Norwegian Research Council. LARRY WISSOW colaborou nos seguintes projetos: (1) Enfrentamento da Violência Intrafamiliar Contra Crianças e Adolescentes em Três Municípios Brasileiros (MCT/CNPq - Instituto do Milênio 2005-2008), coordenado por Isabel Bordin (docente); e (2) Compreendendo a questão da saúde mental e o uso de serviços por parte de crianças e adolescentes em três comunidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará (financiamento: International Clinical Epidemiologic Network), coordenado por Cristiane de Paula (pesquisadora). Também participaram destes projetos as pesquisadoras em antropologia médica Denise Martin (UNISANTOS e Professora Afiliada do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo) e Eunice Nakamura (UNIFESP). CRISTIANE DUARTE colaborou no Estudo Brasileiro de Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente (FAPESP - Processo 00/14555-4), coordenado por Isabel Bordin e é co-autora no estudo Uso de Serviços por Crianças e Adolescentes com Problemas de Saúde Mental Atendidas pelo Programa de Saúde da Família (CNPq - Processo 575350/2008-3). JOHN MCLENNAN e Isabel Bordin coordenaram uma pesquisa com adolescentes da FEBEM (Risk Factors, Pathways and Outcomes for Youth Released from Juvenile Detention Centres in São Paulo - Canadian International Development Agency) com a colaboração de KATHY BENNETT.

 

Com a colaboração com o Prof. Charles Grob da Universidade da California (UCLA) o PROAD passou a desenvolver dois projetos de pesquisa relacionados ao uso de substâncias psicoativas em adolescentes: o primeiro, sob coordenação do Prof. Dartiu Xavier Silveira Filho, focalizando o perfil psiquiátrico de adolescentes usuários de alucinógenos; o segundo, envolvendo avaliação neuro-cognitiva de usuários de alucinógenos, sob coordenação da pós-graduanda Evelyn Doering Silveira, orientanda do Prof. Itiro Shiorakawa. O PROAD Mantém ainda convênios de colaboração técnico-científica com as seguintes instituições internacionais: Centre Médical Marmottan (Paris – França), SOS Drogue International (Paris - França), Universidade de Montevideu (Uruguai) e State University of New York (SUNY).

 

Na área de revisão sistemática, onde temos uma produção de excelente nível, mantemos uma colaboração permanente com o Prof. Clive Adams, da Universidade de Oxford.

 

Na área de psicoterapia, o Prof. Kaechele, da Universidade de Ulm, Alemanha, tem vindo anualmente para desenvolver e supervisionar pesquisas para avaliar impacto terapêutico das técnicas psicoterápicas empregadas no tratamento dos transtornos mentais.

 

O Instituto PROVE mantém parceria com o laboratório de Transtornos de Humor da Universidade Brown (Rhode Island- EUA), através dos Profs. Lawrence H. Price e Linda L. Carpenter.

 

O INPD mantém parceria com Universidades Nacionais (UFPE; UFBA; UP Mackenzie; UFRJ; UNESP; UF Santa Maria) e Universidades Internacionais (Yale, Harvard, Duke, NYU, UCLA, Johns Hopkins, London University).

 

O programa de pesquisa em Psiquiatria Geriátrica desenvolve há vários anos atividades conjuntas com universidades americanas (Duke University ; Center For The Study Of Aging And Human Development, Duke University Medical Center; Geriatric Research, Education And Clinical Center, Veterans Administration Medical Center) inglesas ( University Of Liverpool; Institute Of Psychiatry, King's College ), e alemãs ( Universidade de Mannheim). Com a colaboração da Prof. Gerda Fillenbaum do Center For The Study Of Aging And Human Development, Duke University Medical Center; Geriatric Research, Education And Clinical Center, Veterans Administration Medical Center o programa passou a desenvolver diversos projetos envolvendo depressão, utilização de serviços e o estudo da depressão e comorbidades clínicas não psiquiátricas tais como, diabete, cardiopatia, hipertensão, osteoporose e cefaléia. Essa atividade tem propiciado numerosas publicações em revista de alto impacto no âmbito de especialidade.

 

O Prof. Luiz Antonio Nogueira Martins, durante o Programa de Mobilidade Acadêmica Docente, desenvolvido com bolsa do Projeto Erasmus Mundus 17 (External Cooperation Window Mundus 17, Universidade do Porto, Portugal), participou de um evento científico internacional na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, intitulado II Seminário "Saúde, Transição e Adaptação no Ensino Superior"; neste evento apresentei o tema "Stress e Ansiedade nos Estudantes do Ensino Superior".

 

O Estudo Internacional Sobre a Escolha Pela Carreira em Psiquiatria (ISoSCCiP Study), fomentado pela World Psychiatric Association (WPA), tem como centro coordenador o Royal College of Psychiatrists no Reino Unido e o braço brasileiro gerenciado pela Disciplina de Psicologia Médica e Psiquiatria Social do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Basicamente, o projeto visa identificar os mecanismos chave que mobilizam ou não, nesta etapa de investigação, os graduandos de Medicina a escolherem a Psiquiatria como especialidade. Os responsáveis pela execução nacional desse estudo são os psiquiatras Prof. Dr. Luiz Antonio Nogueira-Martins e seu orientando Rubens Luis Folchini Fernandes. 

Atividades conjuntas e sistemáticas com outros programas nacionais

 

O programa para idosos coordenado pelo Dr. Sergio Blay mantém atividades conjuntas com Universidades no Brasil tais como o Centro para Alzheimer do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Programa da Terceira Idade ( PROTER) do Instituto de Psiquiatria da USP, com a produção de atividades científicas, edição de livros e cursos em congressos. Em colaboração com outros grupos e especialistas no país tem organizado cursos de especialização e atualização em centros de pesquisa, centros de estudo e congressos nacionais. O Instituto Nacional Psicologia do Desenvolvimento (em parceria com o Prof. Eurípedes Constantino da USP e o Prof. Luiz Rohde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) mantém parceria com Universidades Nacionais (Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Bahia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Maria, e Universidade Estadual de São Paulo).


    •   

       

       

       




  •   Referência em ensino deste 1933

      Cadastra-se

    Copyright © 2017, Universidade Federal de São Paulo
    Direitos Autorais | Privacidade

       Departamento Psiquiatria - Universidade de São Paulo  


       
       Endereço: Rua Marjor Maragliano, 241 - Prédio Acadêmico - Vila Mariana , São Paulo - CEP: 04017-030
       Horário de funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 17h