Sobre o Napped
Apresentação do coordenador
O NAPPED foi criado a partir da experiência de atendimento a pacientes com queixas somáticas e a observação de que a psicoterapia psicanalítica pode trazer benefícios a essas pessoas. Assim,procuramos investigar a psicoterapia psicanalítica em pacientes com queixa dedor. A vivência de dor é sempre algo subjetivo e além do mais, a síndrome fibromiálgica constitui-se de diversos pontos dolorosos, mas não há quaisquer exames laboratoriais ou critérios diagnósticos objetivos. Percebemos certa especificidade da dor; entendemos a dor como uma comunicação e expressão. A dor física concentra todas as dores, é um continente das infelicidades e o apego à dor e à doença passa a ser o eixo da vida. Nesse sentido a psicoterapia psicanalítica é uma experiência que pode auxiliar o desenvolvimento psíquico levando a um melhor manejo das vivências emocionais
A relação psicoterápica é um encontro vivo entre duas pessoas que se comunicam. Nela, o paciente tem aoportunidade de reeditar as vivências de falta, de falha, de trauma,identificando-as, nomeando-as, no processo de elaboração. Trata-se, portanto,de uma significativa experiência emocional. A romancista dinamarquesa Isak Dinesen disse sobre a dor: "todas as dores podem ser suportadas se você as puser numa história ou contar uma história sobre elas."
Em geral os pesquisadores que investigam a possibilidade de mudanças psíquicas, observam que elas ocorrem em direção positiva, principalmente no que se refere à auto imagem. Além disso,verificaram que as psicoterapias mais longas e intensivas, pelo menos acima dedois a três anos, foram mais eficientes. Em relação à mudança de sintomas, os resultados da psicanálise foram mais favoráveis.
A psicoterapia é, portanto, um método eficiente na evolução dos pacientes com queixas somáticas. Por meio do acolhimento que ocorre na relação psicoterapêutica os pacientes podem desenvolver vínculos mais consistentes consigo mesmos e com a vida.
ProfÂȘ Dra. NORMA LOTTENBERG SEMER
Coordenadora |
 |
|