Procurar:
Pós > Proposta do Programa

O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria conta com 23 Docentes Permanentes, 03 Docentes Colaboradores. O programa abrange 5 linhas de pesquisa: 1) Métodos Diagnósticos em Psiquiatria; b) Psicopatologia e Psiquiatria Clínica; c) Epidemiologia e Psiquiatria Social; d) Psiquiatria da Infância e Adolescência; e e) Modalidades de Assistência Psicológica e Psiquiátrica. O curso de Pós Graduação em Psiquiatria atingiu nota 6 na última avaliação da CAPES e tem como objetivo principal manter e aprimorar a qualidade de sua produção científica, com vistas ao reconhecimento permanente de nível internacional. O programa tem hoje um bom fluxo de cursos, com predomínio do conteúdo em aspectos metodológicos da epidemiologia, neurociências e estudos qualitativos. O curso tem caráter multidisciplinar, atuando no espectro da antropologia às ciências básicas, com um forte componente epidemiológico.

 

O programa tem como missão atrair áreas que, embora tenham um impacto científico modesto quando comparadas com as áreas tradicionais da Medicina, como a Antropologia e o Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde Mental, são importantes para a transferência dos resultados de pesquisa para a sociedade. O objetivo principal do programa é formar profissionais de diferentes campos do conhecimento que possam contribuir para o avanço da psiquiatria e saúde mental. Temos em nosso curso alunos de vários estados do Brasil, e de várias áreas do conhecimento, incluindo jornalistas, advogados, e cientistas sociais.

 

A ênfase do programa é formar docentes de instituições públicas de regiões emergentes do país, e atrair alunos de outros países da América Latina, auxiliando na disseminação da pesquisa para os estados do Brasil e países carentes de formação. O objetivo é sempre o de estimular as pesquisas nos locais de origem, focalizando os problemas mais importantes de saúde mental no contexto regional.


    •   

       

       

       




  •   Referência em ensino deste 1933

      Cadastra-se

    Copyright © 2017, Universidade Federal de São Paulo
    Direitos Autorais | Privacidade

       Departamento Psiquiatria - Universidade de São Paulo  


       
       Endereço: Rua Borges Lagoa, 570 - Vila Clementino , São Paulo - CEP: 04038-020
       Contato: 11 5576-4990 - Fax: 11 5571-7254

       Horário de funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 17h