Procurar:
Pós > Auto Avaliação

Em quais pontos o Programa precisa melhorar

 

Há um bom número de artigos, com uma consistente melhora da sua qualidade, visando a internacionalização do programa. Precisamos ampliar o numero de docentes com bolsa de produtividade do CNPq. O programa precisa captar mais alunos estrangeiros, competir com financiamentos internacionais e melhorar sua estrutura administrativa. Apesar destas limitações acreditamos que o seu desenvolvimento vai permitir manter a nota seis e possivelmente concorrer a uma subida de nível na próxima avaliação trienal.

 

Informe pontos fortes do Programa

 

O Departamento de Psiquiatria conta com dois Institutos do Milênio do CNPq, o da Violência e o de Álcool e Drogas, e participa ativamente do Instituto de Desenvolvimento da Universidade de São Paulo. Conta atualmente com três temáticos da Fapesp, um sobre violência e saúde mental coordenado pelo Prof. Jair Mari, um sobre transtornos de personalidade coordenado pela Profa. Latife Yazigi, e um sobre álcool e drogas sob coordenação do Prof. Ronaldo Laranjeira.

 

Três docentes são "Honorary professors" no Institute of Psychiatry, Kings College, Londres (Jair Mari, Rodrigo Bressan e Ronaldo Laranjeira). a Profa. Vanessa Cítero, a Profa. Maria Conceição do Rosário e o Prof. Marcos Mercadante.

 

No último ano foram contratados quatro novos docentes: Acioly Lacerda, e Andrea Jackowski que atuam em neuroimagem, Marcelo Feijó que coordena o programa para vítimas de violência (PROVE), e Sergio Andreoli, que é epidemiologista com forte inserção na Bioestatística, coordenador do NEMAP.

 

O número de artigos produzidos pelo programa tem crescido progressivamente, em quantidade e qualidade, com artigos veiculados em revistas de alto impacto científico: Lancet, Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States, Biological Psychiatry, e Psychological Medicine entre outros.

 

O programa tem quatro alunos que retornaram recentemente com bolsa sanduíche da Capes no exterior (Wagner Ribeiro, Marcelo Hoexter, Luciana Braga e Clarice Madruga), todos publicando em revistas de bom nível internacional.

 

Em 2010 o departamento contou com 11 alunos de pós-doutorado, orientados por oito docentes permanentes (ver quadro abaixo), todos com bolsa Capes ou Fapesp.

 


    •   

       

       

       




  •   Referência em ensino deste 1933

      Cadastra-se

    Copyright © 2017, Universidade Federal de São Paulo
    Direitos Autorais | Privacidade

       Departamento Psiquiatria - Universidade de São Paulo  


       
       Endereço: Rua Borges Lagoa, 570 - Vila Clementino , São Paulo - CEP: 04038-020
       Contato: 11 5576-4990 - Fax: 11 5571-7254

       Horário de funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 17h