Você està na pàgina do Propsic, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.
HOME > ASSISTÊNCIA

AssistĂȘncia

O ensino, a assistência e a pesquisa são integrados. Nossa tarefa fez parte do Projeto Temático de Pesquisa em Psicoterapia Psicanalítica: aplicação clínica no atendimento de pacientes previdenciários e ensino em programas de residência em psiquiatria e especialização em psicologia da saúde. Essa pesquisa coordenada pela Profa Latife Yazigi foi aprovada pela FAPESP e iniciou-se em 2003.

Nosso estudo: Ensino de Psicoterapia para Residentes em Psiquiatria e Especialização em Psicologia da Saúde é oriundo

Objetivos :1 - Desenvolver um método de investigação da evolução de capacidades afetivo-cognitivas de apreensão da realidade psíquica e dos espaços mentais dos profissionais em treinamento no desempenho de suas tarefas na qualidade de psicoterapeutas; 2 - Avaliar, nos pacientes em atendimento, as possíveis mudanças psíquicas consequentes ao processo terapêutico.

Os pacientes são encaminhados de outros setores do complexo hospitalar e de ensino da UNIFESP, principalmente da enfermaria e pronto socorro da Psiquiatria, CAPS e outros ambulatórios como o de transtornos afetivos e alimentares. Esses pacientes são atendidos por um período de dois anos pelo mesmo terapeuta, residentes e estagiários do primeiro e segundo ano. Esses atendimentos são supervisionados em grupo divididos nos cinco dias da semana.

Durante o período de dois anos os pacientes são avaliados por psiquiatras e psicólogos por meio de entrevistas clínicas estruturadas, exame de Rorschach e outros, no início, após um e dois anos.

Por sua vez, os alunos-terapeutas são seguidos por meio de questionários com perguntas abertas a respeito de sua relação com o paciente e pelas sessões apresentadas por escrito durante as supervisões. Todo o material produzido é submetido a uma análise de conteúdo feita pelo grupo de supervisores posteriormente.