Você està na pàgina do Proad, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.


HOME > SETORES > ASSISTÊNCIA > REDUÇÂO DE DANOS

Redução de danos

O PROAD foi um dos pioneiros na Redução de Danos no Brasil. Em 1993 já contava com um programa de formação de “outreach workers” (hoje denominados “redutores de danos”), profissionais que saíam às ruas e iam aos locais de concentração de usuários de drogas injetáveis para ensiná-los técnicas de desinfecção de agulhas e seringas.

Em 1994, estabeleceu convênio com o Ministério da Saúde visando à coordenação de ações preventivas relacionadas ao abuso de drogas e à infecção pelo HIV em nível nacional, com subsídios da Organização das Nações Unidas (ONU).

Após a regulamentação da distribuição/troca de seringas, o PROAD adotou esta prática juntamente com a distribuição de preservativos e outras atividades que visavam à minimização dos prejuízos/riscos a que os usuários de drogas estavam expostos. O objetivo deste trabalho foi reduzir a infecção pelo vírus HIV entre usuários, dependentes de drogas e seus comunicantes, através da diminuição do uso de agulhas e seringas contaminadas e do aumento do uso de preservativos entre estas populações. Compreendeu a formação/ supervisão de usuários e dependentes de drogas que freqüentavam o PROAD com a finalidade de torná-los agentes multiplicadores de medidas preventivas na sua comunidade e entre seus comunicantes.

Em 2004, o Programa de Redução de Danos do PROAD foi reativado com a disponibilização de insumos na própria sede e através da ação de redutores de danos na comunidade. A Redução de Danos, enquanto novo paradigma que permeia todos os aspectos do trabalho no campo do uso e abuso de substâncias psicoativas, permeia no PROAD o tratamento, a prevençao e a pesquisa cientifica. Envolve estrategias que se propõem a reduzir os prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautadas no respeito ao indivíduo.

 
NOTÍCIAS

Blog do Proad informa
Confira as principais notícias com relação à Dependência Química. Os especialistas do Proad colocam em debate polêmicas da atualidade.

EVENTOS

Reunião Clínica do Proad no anfiteatro Lemos Torres
Evento que será realizado no dia 13/08 contará com a presença da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Dra. Paulina Duarte.


LIGA ACADÊMICA DE FARMACODEPENDÊNCIAS DA UNIFESP