Você està na pàgina do Proad, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.


HOME > PROAD

Proad

O PROAD - (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) é um serviço ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Destinado à dependentes de substâncias ilícitas e lícitas, atua também na área de dependências comportamentais, como jogo patológico, sexo compulsivo, dependência de compras e de internet, além de compulsão por esportes.

Diferentemente da maior parte dos serviços voltados a dependentes, procura não se ater somente ao que os pacientes têm em comum, mas tenta se aproximar do que eles têm de original e singular enquanto indivíduos. A prática do PROAD não objetiva apenas a eliminação de sintomas. Mais do que uma preocupação com comportamentos desviantes, o enfoque principal é o ser humano em sua singularidade e em sua totalidade.

O PROAD conta com uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas familiares, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais e estagiários de todas essas áreas. Os técnicos, em sua maioria, possuem títulos de especialização, mestrado ou doutorado obtidos em renomadas instituições nacionais e internacionais. A equipe reúne-se regularmente para discussões teóricas e clínicas.

Fruto de uma parceria com o Hospital Geral de Diadema (administrado pela SPDM), desde 2001 o PROAD conta com uma enfermaria de 10 leitos para internação especializada em farmacodependências a qual é coordenada por membros de sua equipe. A partir de 2009, foi iniciada uma parceria com o programa de pós-graduação em Neurofisiologia e com o Laboratório de Neurobiologia dos Transtornos Mentais. Desde então, o PROAD colocou em funcionamento seu Núcleo de Neurociências, que desenvolve pesquisa básica, utilizando modelos animais, para maior aprofundamento na compreensão do fenômeno da dependência química.

 
NOTÍCIAS

Blog do Proad informa
Confira as principais notícias com relação à Dependência Química. Os especialistas do Proad colocam em debate polêmicas da atualidade.

EVENTOS

Reunião Clínica do Proad no anfiteatro Lemos Torres
Evento que será realizado no dia 13/08 contará com a presença da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Dra. Paulina Duarte.


LIGA ACADÊMICA DE FARMACODEPENDÊNCIAS DA UNIFESP