Você està na pàgina do Proad, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.


HOME > HISTÓRICO

Hist├│rico

O PROAD foi criado em 1987 com o objetivo de desenvolver atividades de assistência, ensino, pesquisa e prevenção na área das dependências. Inicialmente funcionava nas dependências do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e, a partir de 1991, passou a ocupar espaço físico independente, adquirindo a autonomia desejável para o tipo de trabalho proposto.

A população para qual se destinava era unicamente de dependentes de substâncias químicas ilícitas. Porém, com a crescente demanda dos dependentes de álcool e medicamentos, a partir de 1989 o PROAD estendeu seu campo de ação para as dependências de substâncias lícitas.

Em 1994, com um maior conhecimento do fenômeno "dependência", o PROAD ampliou ainda mais sua esfera de atuação através de projetos experimentais em dependências comportamentais, abrangendo Jogo Patológico e Sexo Compulsivo. A proposta de assistência individualizada na abordagem das dependências levou o PROAD a ser escolhido, em 1988, pelo Conselho Federal de Entorpecentes (CONFEN), como um dos cinco Centros Brasileiros de Referência para a população que procurava atendimento e para profissionais que desejavam se capacitar no tratamento e na prevenção da dependência de álcool e outras drogas.

Em 1994, foi nomeado Centro de Referência para assuntos de Drogas e AIDS pelo Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, em um projeto piloto mundial de prevenção à AIDS da Organização das Nações Unidas (ONU).

A singularidade da experiência acumulada e desenvolvida nesses anos de existência foi reconhecida na homenagem especial, prestada oficialmente em outubro de 1994, em Paris, pelo governo francês, quando foi conferida ao PROAD a Médaille de la Ville de Paris - Échelon Vermeil, uma das mais altas condecorações da França, atribuída a apenas cinco programas congêneres em todo o mundo.

Em 1998, com a criação da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), o PROAD tornou-se Centro de Excelência Nacional em dependências químicas e foi referência para as ações de capacitação, prevenção e tratamento desenvolvidas pelo novo órgão do Governo Federal.

Desde o ano de 2005, face aos desafios que a modernidade impôs, o PROAD passou aprestar assistência, também, para dependentes de compras e de internet. A partir de 2008, foi criado um núcleo de estudos de dismorfia corporal, que iniciou seus atendimentos em2011, oferecendo assistência aos praticantes compulsivos de esportes.

A partir de 2009, foi iniciada uma parceria com o programa de pós-graduação em Neurofisiologia e com o Laboratório de Neurobiologia dos Transtornos Mentais. Desde então, o PROAD passou a contar com um Núcleo de Neurociências, que desenvolve pesquisas básicas, utilizando modelos animais, para a compreensão do fenômeno da dependência química.

 
NOTÍCIAS

Blog do Proad informa
Confira as principais notícias com relação à Dependência Química. Os especialistas do Proad colocam em debate polêmicas da atualidade.

EVENTOS

Reunião Clínica do Proad no anfiteatro Lemos Torres
Evento que será realizado no dia 13/08 contará com a presença da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Dra. Paulina Duarte.


LIGA ACADÊMICA DE FARMACODEPENDÊNCIAS DA UNIFESP