Você está na página do Pan, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

HOME > PAN

PAN

Longevidade é uma das características do mundo atual. O envelhecimento populacional é uma realidade nos países desenvolvidos e começa a tornar-se nos países menos desenvolvidos. “Nas últimas décadas, nas sociedades ocidentais, registra-se um processo de construção e, simultaneamente, de desconstrução da velhice, temática que se impõe como objeto de reflexão em vários campos de saber” (Guedes, 2000).

A população idosa brasileira é bastante carente, com alta prevalência de doenças crônicas e transtornos psiquiátricos e elevada proporção de pessoas com perda de autonomia (Ramos e col, 1993). A maioria é do sexo feminino, vive em domicílios multigeracionais, é referência econômica em suas famílias, não possui dentes e busca atenção em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) (Araújo e col, 2006).

Com o aumento do número de idosos brasileiros, há, paralelamente, um maior número de especialistas dedicados a esta faixa etária. No campo acadêmico, este movimento propiciou o surgimento dos geriatras, especialistas médicos, e dos gerontólogos, especialistas não médicos, legitimados pelas instituições que os criaram, como, por exemplo, a prestigiada Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), detentora do saber científico sobre a velhice (Guedes, 2000). Geriatras e gerontólogos ocupam papel de destaque na formulação das novas formas de gestão da velhice (Groisman, 2002).

Pesquisas recentes mostraram que mitos, estereótipos e preconceitos em direção ao envelhecimento podem influenciar negativamente a aprendizagem de estudantes e, mais tarde, a qualidade de serviços e atenção dada por estes aos idosos (Reuben e col, 1995; Cohen, 2001; Penson e col, 2004).

A abordagem psiquiátrica do idoso é complexa em virtude das comorbidades com doenças físicas, das alterações farmacodinâmicas e farmacocinéticas, dos estressores psicossociais (falta de suporte social, isolamento, aposentadoria) edos déficits cognitivos mais frequentes.

Diante da transição epidemiológica presenciada com o crescente número de idosos na população brasileira e das demandas específicas dos idosos, a comissão de residência médica determinou que os residentes em psiquiatria precisam ser expostos, com supervisão adequada, a experiência de cuidados de saúde mental de idosos.

Dentro desse contexto, foi criado o PAN – Programa de Atendimento Neuropsicogeriátrico -, um serviço que atende idosos com transtornos psiquiátricos ou problemas psicossociais e é constituído por médicos psiquiatras com experiência no atendimento psiquiátrico de pacientes idosos.

Márcia A. Menon
Coordenadora do PAN
Osvladir Custódio
Supervisor do PAN

 

 

Bibliografia

Araújo SSC; Freire DBL; Padilha DMP; Baldisseroto J. Suporte social, promoção de saúde e saúde bucal na população idosa no Brasil. Interface (Botucatu). 2006; 10 : 203-216.

Cohen ES. The complex nature of ageism: what is it? who does it? who perceives it? Gerontologist.2001; 41:576-577.

GuedesSL. A concepção sobre a família na Geriatria e na Gerontologia brasileiras: ecos dos dilemas da multidisciplinaridade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2000; 15: 69-82.

Groisman Dl. A velhice, entre o normal e o patológico. História, Ciências, Saúde-Manguinhos.2002; 9: 61-78.

Penson RT; Daniels KJ; Lynch TJ. Too old care?Oncologist. 2004; 9:343-352.

Ramos LR; Rosa TEC; Oliveira ZM; Medina MCG; Santos FRG. Perfil do idoso em área metropolitana na região sudeste do Brasil: resultados de inquérito domiciliar. Rev. Saúde Pública. 1993; 27(2): 87-94.

Reuben DB; Fullerton JT; Tschann JM; Croughan-Minihane M. Attitudes of beginning medical students toward older persons: a five-campus study : the University of California Academic Geriatric Resource Program Student Survey Research Group. Jornal of AmericanGeriatricsSociety. 1995; 43:1430-1436.



ARTIGOS

PSICOFÁRMACOS
Lorem ipsum his primis posidonium et. Eam no accusam sententiae, ex eam exerci senserit, fabellas into a la scriptorem pri id. Has te esse de fue urbanitas similique, ut sea rebum

NOTÍCIAS

A NOVA DESCOBERTA
Lorem ipsum his primis posidonium et. Eam no accusam sententiae, ex eam exerci senserit, fabellas into a la scriptorem pri id. Has te esse de fue urbanitas similique, ut sea rebum


EVENTOS

ENTREGA DO IV PRÊMIO PC
Lorem ipsum his primis posidonium et. Eam no accusam sententiae, ex eam exerci senserit, fabellas into a la scriptorem pri id. Has te esse de fue urbanitas similique, ut sea rebum