HOME >
 



   Você està na pàgina do Paes, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

HOME > HISTÓRICO

Histórico

O Programa de Atendimento e Estudos de Somatização iniciou-se por volta de 1988, sob a coordenação do Prof. Cláudio T. Miranda. Eram aceitos pacientes que apresentavam dificuldades de inserção nos programas então existentes, não havendo grande especificidade no perfil dos pacientes admitidos. Gradativamente, o foco do trabalho foi se voltando para as questões da somatização, visto que grande parte dos pacientes apresentava esse quadro.

Em 1999, houve uma mudança na coordenação do Programa. Optou-se por um enfoque mais específico nos critérios de entrada de pacientes, com um maior rigor no Serviço de Triagem, possibilitando trabalhar apenas com pacientes somatizadores. A equipe de trabalho foi se ampliando, incluindo profissionais de diferentes áreas.
Nos últimos anos, estruturou-se um setor de ensino e um de pesquisas, no qual diversos pós-graduandos desenvolvem trabalhos ligados ao Programa.

O perfil atual dos profissionais caminhou no sentido de se constituir uma equipe com uma perspectiva próxima da psicossomática psicanalítica, inserida numa instituição universitária pública.


ARTIGOS

Artigos

NOTÍCIAS

Pressão no trabalho pode afastar funcionários
Depressão e estresse estão entre os problemas mais comuns.

EVENTOS

Racismo, dominação e apropriação subjetiva
Dia 25 de Fevereiro de 2016, quinta-feira, das 10:30 as 12:30, no anfiteatro Boris Casoy, 1º. Andar do prédio da oftalmologia da Unifesp, na R. Botucatu, 821.