HOME >
 



   Você està na pàgina do Paes, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

HOME > ENSINO > PESQUISA

Pesquisa

O PAES vem desenvolvendo ao longo destes anos pesquisas que abarcam áreas do conhecimento da psiquiatria, da psicanálise, da psicossomática e outros.

Atualmente, o programa concentra-se em fazer um levantamento sócio-demográfico de sua casuística, avaliando - através de escalas de depressão, qualidade de vida, alexitimia, além de análise qualitativa de transcrições de sessões - a condição psíquica e emocional do paciente ao iniciar tratamento no PAES e após um ano, dois anos e quatro anos, quando o tratamento deve finalizar. Outro dado que avaliamos é a frequência de consultas médicas realizadas pelo paciente ao iniciar o tratamento no PAES e após um ano, dois anos e no final do tratamento.

Pesquisas já finalizadas no programa:

ABUD, C.C. (2006) Dores e Odores Distúrbios e Destinos do olfato. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica. Orientador: Prof. Dr. Renato Mezan.

ABUD, C.C. (2011) Representações do somático e do psíquico na cultura de uma organização universitária e hospitalar brasileira – Fundação Getúlio Vargas. Orientadora: Profa. Dra. Maria Ester de Freitas.

Hassan, S. H. ( ANO ) Pesquisa em base de dados da PEP (Psychoanalytic Electronic Publications) sobre Somatização. O objetivo desta pesquisa e fazer um levantamento e revisão crítica dos textos e das menções  sobre o fenômeno da Somatização na base de dados registrados na PEP (Psychoanalytic Electronic Publications), para publicações de língua inglesa, no período entre 1920 e 2006. O projeto visa o mapeamento da origem, evolução e estado atual do conceito, nessas publicações.

Conceição, C. T. M., ( ANO ) Os efeitos da psicoterapia de grupo em pacientes com lupus eritematoso sistêmico, que visa demonstrar a importância de se transformar em linguagem os sentimentos dos pacientes que estão envolvidos no contexto do sofrimento somático, e observar qual a influência na evolução desta doença crônica, em termos de alterações somáticas, dentro da abordagem da Psicossomática Psicanalítica. (Ivone Minhoto Meinão e Céu Tristão Martins Conceição – UNIFESP_EPM)


ARTIGOS

Artigos

NOTÍCIAS

Pressão no trabalho pode afastar funcionários
Depressão e estresse estão entre os problemas mais comuns.

EVENTOS

Racismo, dominação e apropriação subjetiva
Dia 25 de Fevereiro de 2016, quinta-feira, das 10:30 as 12:30, no anfiteatro Boris Casoy, 1º. Andar do prédio da oftalmologia da Unifesp, na R. Botucatu, 821.