HOME >
 



   Você està na pàgina do Paes, um programa do Departamento de Psiquiatria da Unifesp.

HOME > ENSINO > ESPECIALIZAÇÃO

Especialização

Curso de Psicossomática Psicanalítica

Coordenação: Dra. Cristiane Curi Abud

O PAES oferece um curso de psicossomática psicanalítica, cujo objetivo é introduzir noções teóricas de psicossomática e sua aplicação técnica na clínica, habilitando o profissional ao manejo clínico específico com pacientes somatizadores.

O curso destina-se a residentes de psiquiatria do terceiro e quarto ano e profissionais da área da saúde (psicólogos, médicos, fisioterapeutas) que buscam uma especialização na área.

O curso conta com aulas teóricas, atendimentos clínicos psiquiátricos, atendimentos psicoterápicos individuais e grupais, supervisão e reuniões clínicas.

Programa

Aulas teóricas semanais de duas horas de duração. A bibliografia escolhida refere-se a temas da psicossomática psicanalítica incluindo autores como Joyce McDougall, Pierre Marty, Christophe Dejours; temas de psicoterapia grupal de base psicanalítica incluindo autores como Didier Anzieu, Renè Käes e Claudine Vacheret – o curso oferece uma formação na técnica de Fotolinguagem; e temas da psiquiatria relacionados aos Transtornos Somatoformes.

Supervisões clínicas

Atendimento psiquiátrico clínico, atendimento psicoterápico individual e atendimento psicoterápico grupal, e triagem: de 02 a 03 horas semanais. Os atendimentos incluem pacientes adultos e crianças atendidas na dermatologia pediátrica.

Reuniões clínicas: nestas reuniões toda a equipe se reúne para discussão clínica dos casos, e para discussão teórica de textos. Uma vez por mês convidamos um colega que trabalhe no campo da psicossomática para apesentar uma produção teórica e discutir com a equipe, promovendo uma atualização no campo de saber e um intercâmbio interinstitucional favorecedora de uma rede de trocas.

Avaliação

Frequência de no mínimo 75%
Qualidade da participação

Critérios de seleção

Análise de currículo
Entrevista

Local

Departamento de Psiquiatria
R. Borges lagoa, 570

Equipe docente

Cristiane Curi Abud – Unifesp/Sedes
José Atilio Bombana -
Ricardo de Almeida Prado -
Ana Helena Seixas de Campos -
Carla Braz Metzner -
Céu Tristão Martins Conceição -
Sara Elena Hassan -


ARTIGOS

Artigos

NOTÍCIAS

Pressão no trabalho pode afastar funcionários
Depressão e estresse estão entre os problemas mais comuns.

EVENTOS

Racismo, dominação e apropriação subjetiva
Dia 25 de Fevereiro de 2016, quinta-feira, das 10:30 as 12:30, no anfiteatro Boris Casoy, 1º. Andar do prédio da oftalmologia da Unifesp, na R. Botucatu, 821.